Se você é gestor de uma empresa, certamente chega ao trabalho e já pensa em alguns pontos cruciais de sua função. Como posso aumentar o desempenho dos colaboradores e otimizar a execução das atividades? Existem práticas que posso adotar para melhorar a gestão do tempo? É possível melhorar a imagem da empresa perante todos os seus stakeholders?
Por outro lado, se você é um colaborador, está preocupado em executar suas funções com o menor estresse possível, para diminuir as probabilidades de contrair um problema de saúde. Isso envolve se manter motivado para ir ao trabalho, ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas, dentre outros pontos.
E qual o ponto comum entre gestores e colaboradores que se preocupam com essas questões? Todas elas dizem respeito à organização no escritório. Poucas são as pessoas que têm clareza sobre o impacto que um ambiente em ordem causa no trabalho. Mas saiba que ela é fundamental para a produtividade de todos na empresa, desde o estagiário até o CEO.
Em locais onde a bagunça é a regra, pode acontecer de os profissionais não perceberem como isso os influencia negativamente. Mas basta fazer um teste para perceber que o desempenho está muito abaixo do que se poderia alcançar. E isso possui uma fácil explicação: nosso cérebro processa os detalhes à nossa volta para contribuir na execução das tarefas. Se existem muitos elementos para ele notar (ou seja, se o escritório está muito bagunçado), ele não consegue focar diretamente na atividade a ser realizada. Por isso, nos tornamos mais lentos e menos produtivos.
De forma prática, já pensou na dificuldade de encontrar um documento solicitado pelo cliente se sua mesa estiver cheia de papéis e materiais desnecessários? Essa situação pode passar despercebida, mas se você somar quanto tempo perdeu no dia devido à falta de organização no escritório, perceberá a necessidade de mantê-lo sempre em ordem.
Fonte: https://arquivar.com.br/blog/organizacao-no-escritorio-9-dicas-para-deixar-o-ambiente-em-ordem/